E Estado de Pernambuco intensific...

img

Estado de Pernambuco intensifica campanha de vacinação contra a Poliomielite

, Saúde

polio-estado-pe

Em 2019, o Brasil não atingiu meta em nenhuma das 12 vacinas indicadas para as crianças menores de 1 ano e disponibilizadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse é um fato inédito nos últimos 20 anos. Em Pernambuco, apenas as doses da BCG (91,34%), contra formas graves da tuberculose, e a primeira da tríplice viral (98,92%), contra o sarampo, rubéola e caxumba, chegaram ao índice mínimo preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), de 90% e 95%, respectivamente.

Neste ano, até o momento, a melhor cobertura no Estado é também da primeira dose da tríplice, mas em apenas 65%. Com isso, a proteção contra diversas doenças que podem deixar sequelas, como a poliomielite, e levar ao óbito, como o sarampo, está seriamente comprometida.

Para levar esse público aos postos de saúde, começa nesta segunda-feira (05/10), e segue até 30/10, a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes. A iniciativa, que terá o Dia D de mobilização em 17/10, é voltada crianças e jovens abaixo dos 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

Ao mesmo tempo, também ocorre a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Nessa segunda, se chama a atenção para as três doses básicas dos menores de 1 ano. Para quem tem entre 1 e menos de 5 (4 anos, 11 meses e 29 dias), a indicação é fazer uma dose indiscriminada se o esquema básico da pólio estiver completo.

Fonte original: Rede social Instagram saude_pe