C Caetés inicia o ano com a liber...

Caetés inicia o ano com a liberação do Financiamento "Agroamigo".

, Investimento

Caetés inicia o ano de 2020 com a liberação do financiamento "Agroamigo".

A Solenidade

Na manhã desta terça-feira, 07/01, em solenidade na Câmara de Vereadores de Caetés, o grupo de parceiros: Governo Municipal (Sec. de Agricultura), Governo do Estado (IPA), BNB – Banco do Nordeste do Brasil, STR – Sindicato dos Trabalhadores Rurais, CMDRS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Associações Rurais, realizaram evento para a liberação de mais um financiamento do Agroamigo no município, o primeiro de 2020.

O aporte financeiro na ordem de 675 mil reais, beneficia 135 agricultores familiares em sua maioria jovens que vão começar a produzir no campo.

agro1

O Secretário Municipal de Agricultura, Lucivalter (Galego) comandou a solenidade, ao lado do Prefeito do Município, Armando Duarte, do Téc. do Ipa, Mallon Rocha, Vereadores (Presidente Tonho de Nina, Lena, Gauso, Di Noronha, irmão Naldinho), Presidente do CMDRS, Nego de Paizinho, Diretor do STR, Simão Salgado e da Jovem caeteense vice-presidente da CUT de Pernambuco, Uedislaine Santana.

O `Programa Agroamigo

O Agroamigo é o Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste que tem como objetivo melhorar o perfil social e econômico do(a) agricultor(a) familiar do Nordeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo, cuja operacionalização conta com a parceria do Instituto Nordeste Cidadania (Inec).

Tem como característica a presença nas comunidades rurais por meio dos Agentes de Microcrédito e atende, de forma pioneira no Brasil, a milhares de agricultores(as) familiares, enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com exceção dos grupos A e A/C.

A metodologia inovadora do Agroamigo impulsiona a sustentabilidade dos empreendimentos rurais, a equidade de gênero no campo, a inclusão financeira dos(as) agricultores(as) familiares e a redução de desigualdades, apoiando as atividades agropecuárias e não-agropecuárias, desenvolvidas por pescadores artesanais, apicultores, artesãos, criadores de animais e fruticultores, dentre outros.

As melhorias introduzidas pelo Programa abrangem:

• Conceder crédito orientado e acompanhado, de forma gradativa e sequencial.
  • Atender aos clientes na própria comunidade, por meio do Agente de Microcrédito.
  • Expandir, de forma quantitativa e qualitativa, o atendimento com redução de custos para o cliente.
  • Agilizar o processo de concessão do crédito.
  • Apoio e incentivo à atividade de pesca;
  • Promover a inclusão financeira do(a) agricultor(a) familiar e seu acesso aos produtos e serviços do Banco.
  • Sensibilizar os(as) agricultores(as) familiares quanto à importância da educação financeira.
  • Conscientizar os(as) agricultores(as) quanto à necessidade de exploração sustentável do meio ambiente.

A Prefeitura

O gestor municipal, Armando Duarte de Almeida, iniciou sua fala, agradecendo as parcerias que, ao lado do seu governo, tem transformado principalmente a vida dos produtores rurais, com as linhas de créditos e um aporte financeiro ao longo dos últimos 7 anos, na ordem de 39 milhões de reais já aplicados no município.

Duarte aproveitou o evento para anunciar as novas conquistas da sua administração. No final do ano de 2019, conquistou novos veículos, mais uma ambulância e uma grande escola para a cidade no valor de 4 milhões e 800 mil reais.

Armando relembrou o compromisso de levar uma extensão da Adutora com água de Garanhuns para o povoado Ponto Alegre e construir obra de acordo a indicação da comunidade local, afirmou que, vai inaugurar mais um Posto de Saúde com equipe Completa (sítio Barriguda) e a grande Creche da Vila Atoleiro, a continuidade do asfalto das Ruas e Avenidas da Cidade, compra de mais uma máquina retro escavadeira entre outras obras e ações. A fala do prefeito levou o público presente ao aplauso efusivo.